Jogos de velocidade foram lançados no Super Nintendo coincidindo com o lançamento do console. Um dos principais era F-Zero, e desde então tornou-se um dos líderes do gênero de condução, notavelmente influenciando muitos jogos posteriores e liberando uma série que iria concorrer de igual com os principais jogos de corridas da Nintendo.
A história da F-Zero leva-nos ao distante ano 2560, onde a humanidade tem evoluído o suficiente para viajar para fora do sistema solar para poder encontrar outras formas de vida inteligente com as quais interagem. Naquela época, decidiu-se criar uma competição de velocidade aberta a seres de todas as raças, e serviria como um espetáculo e entretenimento para as pessoas, como a F-1 de séculos atrás, esta competição seria chamada de F-Zero.
Os carros são um meio termo entre um carro de corrida e uma nave espacial. Eles se movem sem tocar o chão, mas muito perto dele e podem atingir velocidades superiores a 400 Km / h. As corridas são bastante robustas, com colisões com rivais nos limites da pista. F-Zero permite selecionar entre quatro veículos diferentes, um número que na época não era ruim, e possuía muitas diferenças entre eles.
O Falcão Azul, pilotado pelo carismático Capitão Falcon é o mais equilibrado, embora não é particularmente notável em uma qualidade particular; Ouro Fox, Navio Doctor Stuart, com aceleração inigualável e de alta velocidade, embora um tanto instável e não muito resistente, Ganso Selvagem, a roda dos quais é o réptil Tico, e conhecido por sua resistência e confiabilidade, embora sua velocidade seja um ponto fraco, e finalmente temos um Samurai Goroh aos comandos de seu Stingray de fogo, mais rápido em velocidade final, mas bastante lento em aceleração.
F-Zero tem um total de 15 fases, divididas em três categorias, com três níveis de dificuldade (Beginner, Normal e Expert), que podem adicionar uma quarta (Master) a qual se pode desbloquear através do preenchimento do modo Expert. Temos também uma forma que nos permite praticar em determinadas fases. Os gráficos eram muito chocante na época, graças, especialmente, à sensação de velocidade no começou do jogo e o efeito de transmissão de cenários tridimensionais, conseguido em grande parte através do uso do famoso modo de sistema de processamento de 7 ilustrações manipuladas por texturas para um efeito bidimensional de profundidade, que foi lançado pela primeira vez precisamente neste jogo.
Em relação ao som, podemos destacar a qualidade da trilha sonora, melodias que se encaixam bem com a velocidade do jogo e ajudam a colocar mais emoção. Quanto aos efeitos sonoros, como o ruído do motor, choque e outros, são credível o suficiente para o tempo e ajudam o cenário futurista do jogo. Se analisarmos os aspectos de jogo, a primeira coisa a se notar é que temos um jogo muito exigente com um controle, que oferece diversão, desde o início, mas para ser usado para desfrutar ao máximo.
Contra ele, poderíamos também dizer algumas coisas, principalmente a ausência de um modo para dois jogadores, sempre utilizáveis em tais jogos. Ele também poderia ter usado um pouco mais de jogabilidade e um maior número de veículos disponíveis.
F-Zero é um clássico de jogos de carros, não oferece uma diversão tão direta como Super Mario Kart, lançado logo depois, mas suas corridas eram mais emocionantes e davam mais foco na condução. Super Nintendo recebeu muitos jogos de carros mais tarde, mas poucos alcançaram o nível do F-Zero.
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