O sucesso do filme Jurassic Park era para ser lançado em muitos jogos baseado na franquia. Mas nesta análise, vou me concentrar na versão do Super Nintendo, o que levou Alan Grant em uma enorme aventura que alternava entre o desenvolvimento de áreas ao ar livre e áreas fechadas (o estilo de tiro em primeira pessoa)
Os gráficos ao ar livre são muito bons, com gráficos grandes e coloridos. Alguns inimigos têm um tamanho considerável (o Triceratops e T.Rex) e são muito bem feitos. Os cenários também são muito detalhados, apesar de serem limitados à representação do parque (selva, montanhas e edifícios).
Outra coisa que me impressiona é o tamanho excessivo de tudo, o resultado é ótimo, mensagens de ajuda em todo o ecrã, as vidas e munições são representados na tela e repetem o mesmo símbolo várias vezes. Isso não incomoda porque tudo é semi-transparente, mas eles poderiam ter feito de outra forma (especialmente as mensagens dos personagens)
Possivelmente a melhor parte do jogo (apesar de não ter o tema principal do filme) é a trilha sonora. Nas partes externas a música vai mudar, dependendo da área do parque que estamos explorando. Cada música tem seu próprio estilo e se encaixa muito bem no jogo. No interior dos edifícios, temos uma música única, que cria uma atmosfera de suspense. Os efeitos sonoros também são bons, temos sons diferentes para os inimigos, armas, mesmo quando obtemos itens específicos (kits, vidas, cartões de identificação).
Tal como o resto do jogo, a jogabilidade é dividida em duas, por um lado, temos o jogo ao ar livre e no outro o jogo se passa nos interiores dos prédios. Um ponto negativo na jogabilidade é a ausência de mapas, ao ar livre não é tão importante, mas dentro dos edificios é vital para se orientar no jogo. Para completar o jogo é necessário cumprir uma série de missões que vão sendo ouvidas quando nós jogamos com diferentes "sensores" ao redor do parque.
Para realizar estas missões é preciso explorar ao redor do parque e edifícios várias vezes para obter vários objetos móveis (tais como cartões de identificação) usar computadores diferentes,(para abrir e fechar as portas, ligue o sensores, para pedir ajuda para o continente), além de ter que obter todos os ovos espalhados pela ilha.
Como você pode ver, o jogo é muito completo e é bastante complexo, já que, em muitas situações, temos de ir a um lugar específico para executar uma tarefa e nada nos diz o que é para ser feito. Também não se pode salvar jogos e há senhas, você tem que vencer o jogo de uma só vez, o que torna muito difícil de terminar.
Jurassic Park é um jogo muito ambicioso, misturando vários estilos, tem uma boa parte técnica, um vasto mundo para explorar e as missões são bastante variadas. Infelizmente, o principal defeito (não poder salvar o jogo, não têm mapas e as missões são complexas) torna um jogo pouco apreciado, porque se você gosta do jogo, o progresso exige grande esforço. No entanto, eu recomendo que as pessoas o experimentem, porque eu o acho um dos melhores jogos da franquia.
ResponderExcluir